BIODOC se torna a tecnologia de reconhecimento facial e combate às fraudes da Unimed Pay

Lançamento da Unimed Pay é destaque na 51º Convenção Nacional

A Unimed Participações escolheu a Convenção Nacional para lançar um dos seus principais projetos do ano: a Unimed Pay. Com o objetivo de revolucionar o sistema de saúde, a proposta é oferecer às Unimeds uma plataforma financeira e de cadastramento que unifica todo o Sistema Unimed, trazendo mais segurança na transação de dados, além de agilidade nos pagamentos e nos recebimentos.

A primeira etapa do projeto é focada nos médicos cooperados, nas Unimeds e nos prestadores de serviços. “Temos um enorme potencial de criação de novos negócios com retorno financeiro para o próprio Sistema Unimed e com facilidades para os nossos mais de 18 milhões de clientes. Vamos entrar de forma arrojada e competitiva nesse mercado”, afirma o presidente da Unimed Participações, Adelson Chagas.

A Unimed Pay foi criada como uma JV entre a Unimed Participações (que terá 60% do negócio) e o Q2 Bank, uma fintech fundada em 2020 pelos empreendedores Gabriel Borges, Eliézer Pimentel e Kaio Nascimento.

A Tecnologia de Reconhecimento Facial

A Unimed Pay vai começar com dois produtos. O primeiro e principal é uma maquininha de cartões que vai ser oferecida aos médicos cooperados e prestadores credenciados à rede (laboratórios e hospitais).

Essa maquininha virá com uma câmera acoplada na parte de trás. Quando um beneficiário dos planos de saúde da Unimed for se consultar com um médico cooperado, a maquininha vai fazer a leitura da biometria facial do cliente para evitar fraudes.

 

“A implantação de sistemas digitais tem otimizado, cada vez mais, e agilizado esse processo. Hoje, por exemplo, nós já contamos com uma ferramenta que ajuda a evitar filas e acelerar o atendimento, principalmente, para pessoas com deficiência: a biometria facial, que inclusive é recomendada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).” diz Eliezer Pimentel – CEO da Biodoc Tecnologia e um dos idealizadores da Unimed Pay.

E concluí: “Em parceria com a Q2Bank, com uma das maquinas mais modernas do mercado, implementamos a tecnologia embarcada de reconhecimento facial e com isso projetamos revolucionar todo o sistema Unimed.”

O segundo produto é a antecipação de recebíveis: pela própria maquininha, o médico ou prestador vai poder antecipar aquele crédito e receber o valor de imediato — pagando uma taxa — em vez de ter que esperar 30 dias como acontece hoje. Num segundo momento, a Unimed planeja criar também uma carteira digital completa, que será oferecida aos 18,7 milhões de beneficiários. 

Nessa wallet, os clientes poderão pagar as mensalidades dos planos, receber o reembolso das consultas, fazer transferências e até pedir um cartão de crédito e débito. Para o futuro, o objetivo é criar uma carteira digital completa, que deverá atender os 18,7 milhões de beneficiários do plano de saúde. A ideia é ter a possibilidade de pagar mensalidades de planos, receber reembolsos, fazer transferências e solicitar um cartão de crédito e débito através da fintech. 

A Unimed Participações atua desde 1989 e conta com 220 acionistas, dentre os quais estão a Unimed Nacional e suas unidades regionais. Além disso, é controladora da Seguros Unimed, da ADM Developer, gestora de planos coletivos, e de uma corretora digital. 

Fundada em 2020 e com sede em Franca, São Paulo, a Quero 2 Pay movimentou R$ 1 bilhão em seus primeiros 18 meses, de acordo com o site Startups. A fintech está presente em 1,9 mil cidades e mais de 20 estabelecimentos ao redor do Brasil. A empresa movimenta ainda R$ 100 milhões em pagamentos por mês.