A melhor tecnologia para verificação e controle de dados

O reconhecimento por biometria facial veio para facilitar processos e trazer mais praticidade para as empresas.

O uso desta ferramenta para controle e verificação de dados tornou-se uma das soluções antifraudes mais utilizadas em todo o mundo. 

Veremos a seguir como surgiu o sistema biométrico e quais os avanços para melhor performance da ferramenta.

Avanços da tecnologia para verificação de dados

A biometria como meio de identificação acontece há séculos, tanto que na  China, para comprovar a autoria da produção de vasos, artesãos marcavam suas digitais no objeto. Entretanto, em 1882 foi inventado o primeiro método moderno de reconhecimento mediante a impressão digital. 

Adotado pela polícia, em 1903, digitais começaram a ser coletadas criando registros que auxiliaram na identificação de criminosos. O sistema foi progredindo com o passar do tempo e na década de 60, enquanto a geometria de mão (que considera a estrutura venosa e dimensão das mãos) era utilizada para controle de acesso, a biometria digital avançava. Nos anos 70 o procedimento foi automatizado com scanners de impressões digitais. 

O desenvolvimento de novas tecnologias foram surgindo com o passar do tempo, e embora a impressão digital ainda fosse o sistema biométrico mais usado, a verificação de voz, reconhecimento facial, leitura de íris, leitura de retina e o reconhecimento por assinatura, se tornaram outros métodos de identificação que vêm sendo implementados, tornando-se cada vez mais populares.

Hoje a biometria é usada para controle de acesso físico de determinados lugares, identificação de criminosos, proteção do acesso digital de informações privadas ou sigilosas em aparelhos como smartphones, notebooks, tablets, etc. 

Tipos de biometria e suas competências

Impressão Digital: técnica que captura a impressão digital da pessoa através de um leitor biométrico óptico, comparando com o registro de digitais gravadas no banco de dados para verificar se há equivalência. 

Reconhecimento de Voz: dispositivo que captura e registra a voz por um ou mais microfones para que, posteriormente, a identificação biométrica reconheça o áudio gravado, servindo como uma espécie de senha.

Leitura de Íris: tecnologia que consiste na leitura da íris por meio de um sensor para que com base no resultado a identidade da pessoa cadastrada no banco de dados seja comprovada. 

Leitura de Retina: um equipamento de luz infravermelha faz a leitura da retina. O procedimento é deveras preciso, pois os vasos sanguíneos que irrigam a retina não mudam e garantem a característica singular do indivíduo. A desvantagem é a de que a técnica é muito invasiva e desagradável.

Reconhecimento de assinatura: análise da assinatura por aspectos como velocidade, pressão sobre o papel, maneirismos na condução da caneta, tempo que se leva para assinar. O cadastro precisa ser feito algumas vezes para que não existam falhas ao fazer o registro.

Por que o reconhecimento facial é a melhor opção?

Dentre todas as opções de biometrias apresentadas, o reconhecimento facial se torna a melhor opção devido a segurança e praticidade que a solução oferece. 

Sendo uma ferramenta que detecta a face dos indivíduos e valida suas identidades, possui mais eficiência quando o assunto é verificação de dados, já que a face do usuário não pode ser modificada ou burlada. 

A BIODOC, sendo uma plataforma de biometria facial de alta performance, possibilita ainda a detecção do rosto mesmo com uso de máscara, função que exemplifica o avanço da tecnologia. 

Outras ferramentas de biometria podem ser utilizadas e atingir a expectativa dos clientes por um período de tempo, porém, não possibilita a entrega com eficiência de todas as possibilidades e funções tecnológicas, como o caso da BIODOC. Além disso, o fato de não ser necessário contato físico com a ferramenta para que dados sejam verificados, o reconhecimento facial mantém a preservação de todo o equipamento, facilidade e conforto dos usuários.

 

Escolha o melhor reconhecimento facial para sua empresa

 

O advento da biometria facial veio para contribuir socialmente e cada vez mais fará parte de nosso cotidiano pela praticidade que oferece, possibilitando que com a sua popularização por completo, fraudes sejam combatidas e o fluxo de atendimento seja otimizado. 

Portanto, é importante que empresas busquem por uma solução tecnológica que ofereça máxima performance, e disso a BIODOC entende bem. “Na BIODOC priorizamos a segurança de nosso sistema e a satisfação de nossos clientes. Trabalhamos cotidianamente para aperfeiçoar nossa plataforma e entregar o melhor reconhecimento facial do mercado”, afirma o CEO, Eliézer Pimentel. 

Caso queira mais informações a respeito da nossa plataforma de reconhecimento facial, acesse nosso site e fique por dentro das novidades tecnológicas que estão por vir

Veja também a BIODOC na mídia