A tecnologia de Reconhecimento Facial no combate às fraudes

Conforme o crescente avanço tecnológico, ataques que desafiam o sistema de segurança corporativa se tornam a principal ameaça e alvo de combate de empresas no mundo todo.  A cada dia surgem novos ataques e os métodos tradicionais de segurança, mesmo que necessários, não são mais suficientes. 

Dessa forma, discussões recentes e estudos a respeito de novas soluções voltadas para o controle e armazenamento de dados, foram se tornando essenciais para a segurança de diferentes setores.

A partir deste cenário, a biometria facial, tecnologia produzida pela BIODOC, passa a ser a melhor solução quando o assunto é o combate às fraudes. Com um trabalho reconhecido em clínicas, consultórios, laboratórios e hospitais, a BIODOC entrega para as operadoras de saúde mais segurança e praticidade, podendo, ainda, ser integrada em qualquer projeto e setor que necessite de controle e verificação de dados.

A tecnologia do reconhecimento facial

Antes de falarmos sobre a capacidade da BIODOC em combater fraudes, é importante compreendermos como funciona a tecnologia do reconhecimento facial. 

Sendo um mecanismo que mapeia os traços do rosto do indivíduo, a tecnologia confere correspondência facial por meio de um banco de imagens previamente cadastrados no sistema. 

Além da função de detectar a face e validar identidades, a tecnologia BIODOC ainda permite a identificação do indivíduo quando está utilizando máscara, além de aferir a temperatura corporal. Estas são otimizações executadas na plataforma com o intuito de proteger ainda mais o beneficiário durante a pandemia ocasionada pela COVID-19. 

Desse modo, a partir do reconhecimento da face e identificação do usuário, é possível obter informações de cadastros e liberar acessos a lugares físicos de forma rápida e segura.

Como a BIODOC atua no combate às fraudes em operadores de saúde?

Cada vez mais a biometria facial está ganhando espaço e aceitação entre empresas e clientes. Como um método seguro de verificação e validação de dados, a tecnologia contribui para o combate a falsificação de identidades e outras estratégias de fraudes. A capacidade de detectar comportamentos fraudulentos de forma eficaz,  oferece vários benefícios para as corporações, entre elas, operadoras de saúde.

Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Medicina de Grupo, cerca de 20% dos custos de planos de saúde são causados por fraudes. Muitos beneficiários compartilham planos médicos particulares com outros indivíduos ou são vítimas de fraudes ao terem documentos roubados e falsificados. Ações como estas causam enormes prejuízos às operadoras de saúde que, muitas vezes, atendem e oferecem consultas e exames médicos a pacientes não credenciados. 

Diante a tantos golpes como esses, de acordo com a Associação Brasileira de Planos de Saúde (ABRANGE), se as fraudes cometidas pelos usuários fossem evitadas, haveria uma redução de 3,5% no custo dos planos de saúde.

De acordo com os dados apontados, podemos evidenciar a forte necessidade das operadoras de saúde implantarem soluções que ofereçam máxima segurança, tanto para as organizações, quanto para os beneficiários.

Percebendo as dores que as fraudes causam no setor da saúde, a BIODOC desenvolveu uma plataforma de reconhecimento facial segura e de fácil integração. Eliézer Pimentel, CEO e co-founder da BIODOC, afirma: “Reconhecemos a necessidade de otimizarmos os atendimentos na área da saúde, tanto para consultórios, clínicas e hospitais, quanto para os beneficiários. Por isso, desenvolvemos há 2 anos uma plataforma de reconhecimento facial que identifica pacientes no momento que antecede atendimentos médicos, oferecendo rápido acesso a consulta e levando segurança para beneficiários e operadoras de saúde”.

Atualmente, com mais de 2 milhões de vidas cadastradas na plataforma, a  biometria facial possui grande presença em operadoras de saúde, tendo como parceira oficial a Unimed Brasil. Segundo Fabiano Rezende, gerente de informática da UNIMED Ribeirão Preto, cerca de 800 consultas por mês eram fraudadas na operadora de saúde. “Foi por isso que investimos na biometria facial, investimento que se mostrou altamente rentável e que reduziu o número de fraudes”, afirma Rezende. 

Portanto, com base na redução de fraudes por meio da tecnologia de reconhecimento facial, é possível destacar que a plataforma é uma excelente solução para organizações que visam a segurança de sua empresa e bem estar de seus clientes.

É possível integrar o reconhecimento facial BIODOC em outros projetos e setores?

Mesmo marcando forte presença em operadoras de saúde, a BIODOC possui um software exclusivo para rápida integração em qualquer projeto e setor que necessite de verificação e controle de dados. 

A BIODOC Plug, serviço oferecido pelo sistema, possui recursos e ferramentas de instalação rápida para diversos ambientes, podendo ser “plugado” em qualquer local exclusivo, como: catracas, relógio de pontos, entradas, meios de pagamento, aplicativos, entre outros.

Escolha o melhor reconhecimento facial para sua empresa

O advento da biometria facial veio para contribuir socialmente e cada vez mais fará parte de nosso cotidiano pela praticidade que oferece, possibilitando que com a sua popularização por completo, fraudes sejam combatidas e o fluxo de atendimento seja otimizado. 

Portanto, é importante que empresas busquem por uma solução tecnológica que ofereça máxima performance, e disso a BIODOC entende bem. “Na BIODOC priorizamos a segurança de nosso sistema e a satisfação de nossos clientes. Trabalhamos cotidianamente para aperfeiçoar nossa plataforma e entregar o melhor reconhecimento facial do mercado”, afirma o CEO, Eliézer Pimentel. Caso queira mais informações a respeito da nossa plataforma de reconhecimento facial, acesse nosso site e fique por dentro das novidades tecnológicas que estão por vir.

Veja também BIODOC na mídia